araçuaí / MG - terça-feira, 23 de abril de 2024

Artigos

Publique aqui seus artigos com informações para pacientes e/ou profissionais da saúde.

 


                             Glaucoma

 

        Glaucoma é a lesão do Nervo Óptico provocado primordialmente pelo aumento da pressão intraocular.

          Existem várias causas para o aumento da pressão ocular mas na maioria dos casos existe uma predisposição genética que faz com que algumas pessoas em alguma época da vida a manifestem. A doença acomete todas as raças mas tende a ser mais grave em negros.

         Como nesta doença na maioria das vezes não existem sintomas que possam levar o indivíduo a suspeitar que está acometido, a única forma de detectá-la é através da medida da pressão ocular e de outros exames simples como o fundo de olho e o exame de campo visual que são feitos em uma consulta oftalmológica de rotina.

         Quando detectado no início o tratamento pode deter ou mesmo retardar a progressão da doença e prevenir a perda signifivativa da visão.

         O tratamento envolve o uso de colírios, aplicação de laser ou mesmo cirurgias intraoculares. Todos com o objetivo de abaixar a pressão dos olhos.

         O paciente deve fazer exames periódicos para saber se a doença está bem controlada com a medicação utilizada ou se precisa fazer ajustes no tratamento.

         Como existe uma tendência da doença ser transmitida aos filhos, os parentes próximos de uma pessoa glaucomatosa devem fazer exames periódicos para detectar se também possuem a doença.

        Nesta doença a grande arma que dispomos é a prevenção. Por isso ao fazer seu exame oftalmológico indague ao seu médico como está sua pressão ocular e caso haja suspeita faça os exames para confirmação do diagnóstico, siga a risca as recomendações de seu oftalmologista e tenha a sua visão preservada por toda a sua vida.