araçuaí / MG - sábado, 20 de abril de 2024

catarata

                                        Catarata

 

    A catarata é o processo de perda da transparência do cristalino que é a lente natural do olho. Geralmente ela ocorre como parte do processo de envelhecimento mas pode ocorrer também secundário à traumas, inflamações intraoculares, radiações e mesmo em crianças recem-nascidas devido a distúrbios metabólicos ou infecções intrauterinas. É a chamada catarata congênita.

    O único sintoma que ele provoca é a perda progressiva da visão (como uma nuvem na frente dos olhos). Ou seja, se o olho está doendo, ficando vermelho ou irritado deve existir outra causa para esses sintomas.

    Não existe um tratamento clínico que interrompa o processo evolutivo ou mesmo que elimine a catarata. O único tratamento disponível é através de uma cirurgia em que a lente do olho com catarata é retirada e substituída por uma lente artificial que permanece de forma definitiva dentro do olho pelo resto da vida. Em alguns raros casos em que a colocação da lente não é possível o oftalmologista pode optar por uma lente de contato, óculos ou mesmo um implante de uma lente intraocular em uma segunda cirurgia.

    A cirurgia da catarata é feita com anestesia local e em regime de alta imediata. O paciente inicia então o uso de colírios para combater a inflamação e evitar infecção do olho operado. Em poudos dias já se percebe uma melhora da qualidade da visão.

    Às vezes é necessário o uso de óculos para melhorar a qualidade da visão principalmente de perto e isto será avaliado nos retornoso subsequentes