araçuaí / MG - quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dúvidas comuns no consultório oftalmológico

 

                         Dúvidas comuns no consultório oftalmológico

 

Existe alguma idade mínima para a criança fazer exame oftalmológico?

 

     Não. Mesmo bebês recém nascidos podem fazer o exame caso haja alguma suspeita de problema visual. Caso não haja nenhuma suspeita seria interessante que a criança fizesse o exame antes de entrar na escola, o que poderia prevenir futuros problemas de rendimento escolar por deficiência visual.

 

O que é o teste do olhinho?

 

     É um teste que deve ser feito ainda na maternidade pelo pediatra que acompanha a criança e que consiste em se projetar uma luz sobre as pupilas da criança na tentativa de se ver o reflexo vermelho proveniente da retina. Qualquer patologia que impeça está visualização como por exemplo catarata congênita, problemas na córnea ou na retina poderão ser diagnósticadas com mais rapidez melhorando a espectativa visual desta criança.

 

O uso dos óculos previne o crescimento do grau?

 

     Não. O grau dos óculos que a pessoa terá é uma manifestação genética que não será alterada pelo uso dos óculos. Os óculos apenas proprocionarão uma melhor visão e com mais conforto.

     O que deve ser lembrado é que a  falta do uso dos óculos em crianças com menos de 08 anos quando necessário, irá desencadiar uma baixa de visão nesta criança chamada ambliopia e que será irreversível na idade adulta. Por isso a importância do uso dos óculos principalmente nesta faixa etária.

 

Posso prevenir o surgimento ou retardar a progressão da catarata?

 

     Não. Não existem ainda formas de se prevenir nem retardar a progressão da catarata comprovadas cientificamente.

 

É o glaucoma uma doença curável e o que o provoca?

 

     Não. O glaucoma é uma doença controlavél, seja com colírios, laser ou cirurgia. Mas o glaucomatoso deve sempre retornar ao oftalmologista para ver se a doença se mantem sob controle.

     O glaucoma é provocado pelo aumento da pressão intra-ocular e as causas deste aumento são várias: Fatores genéticos, trauma ocular, inflamação ocular, uso de alguns medicamentos, etc.