araçuaí / MG - quinta-feira, 18 de abril de 2024

Falsos exames oftalmológicos

 

                            Cuidado com falsos exames oftalmológicos

 

      Muitas vezes com a intenção de resolvermos um problema procuramos a solução mais fácil mas que muitas vezes não é a melhor. É o que acontece quando na intenção de obtermos a solução de uma baixa de visão, principalmente para perto,  procuramos aqueles "exames de vista" baratos e rápidos.

      O que as pessoas não sabem é que nestes exames importantes patologias como glaucoma, doenças da córnea ou da retina não serão diagnosticadas o que provocará atraso no tratamento que pode ser irremediável na tentativa de preservarmos a visão.

      Deve -se saber também que estes falsos exames são patrocinados por donos de ótica que tem como único objetivo a venda dos óculos e que o valor que não é cobrado na consulta será cobrado depois quando da compra dos óculos.

      Estes exames são proibidos pela Conselho Federal de Medicina já que o oftalmologista não pode exercer sua profissão tendo vínculo com donos de ótica. Mas como neste país certas leis não "pegam" vemos espalhar esta prática impunimente principalmente no interior.

      Sempre me causa indignação quando um paciente percebe que perdeu a visão por causa de um glaucoma que nunca foi dignósticado apesar de ter feito vários deste falsos exames e que de repente percebe que possui uma cegueira irreversivel que poderia ser evitada por uma simples medida da pressão ocular que não dura mais de 02 minutos.

    Evite esses exames. Denuncie na vigilância sanitária de sua cidade essa prática ilegal.